5 dicas para organizar um casamento sem estresse!

Ok, vocês decidiram que irão casar, estão exalando felicidade por todos os cantos, mas eaí? Como fazer para ter um casamento do jeito que eu sonho sem se estressar e se sobrecarregar?

Parece clichê mas o casamento é uma fase muito especial na vida dos noivos. Digo que é uma fase e não um dia, pois ele começa muito antes do momento do SIM, organizar um casamento leva tempo e muita dedicação. Pensem que esse é um momento único e que deve ser vivido de forma intensa, porém leve! Alinhem as expectativas e tomem cuidado para não ir da felicidade para a frustração em segundos.

É comum encontrarmos noivas em pleno nível de estresse, sem saber qual é o próximo passo a dar, ou então onde encontrar tal fornecedor que irá atender às suas necessidades e suas expectativas.

O casamento é um marco de alegria, conexão e união na vida do casal, de seus familiares e amigos mais próximos e, a etapa de preparação não deveria ser tão pesada como de costume.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para organizar um casamento de uma forma mais leve e com menos estresse. Vamos às dicas.

1 – Organizem JUNTOS.

Este primeiro passo pode parecer um pouco óbvio, mas na prática, a grande maioria das vezes não condiz com a realidade. Os preparativos não devem ficar apenas sob responsabilidade da noiva, ou do noivo, mas sim do casal de forma equilibrada. Reúnam todas as dicas e informações necessárias para entender qual é o gosto dos dois e como cada um ficará responsável pelas etapas. Não tem problema se em algum momento um ficar com mais tarefas que o outro, o importante é que haja muita transparência e comprometimento entre os dois. Afinal, o casamento não é apenas da noiva ou do noivo, e sim do casal, por isso, a cumplicidade nesse momento é pra lá de especial.

2 – Seja claro com todos os envolvidos

Ao organizar um casamento é preciso envolver muitas pessoas além dos noivos. São muitos fornecedores que precisam estar totalmente alinhados com os gostos e expectativas de vocês. A clareza nesse quesito é fundamental para que todos mirem um mesmo resultado para que no grande dia tudo saia como o esperado. Peça aos seus fornecedores que atualizem a noiva e também o noivo, pois assim, não irá sobrecarregar nenhum dos dois.

3 – Crie um checklist

Um checklist é um grande amigo dos noivos. São tantos detalhes que sem um checklist bem organizado é praticamente impossível dar conta de tudo sem pirar de vez. Faça uma lista do que precisa ser resolvido, com datas e informações importantes para concluí-los. Atualize-o sempre que for preciso, pois assim vocês poderão se basear nesse checklist sem medo e não terão que perder o sono tentando lembrar o que ainda precisa ser feito.

4 – Faça uma pasta compartilhada

Organizar um casamento gera um grande volume de documentos, informações, inspirações e outra porção de materiais que orientam os noivos para tomar decisões importantes. Faça uma pasta compartilhada onde tudo isso possa ser guardado, facilitando a consulta dessas informações para o noivo e noiva. Imagina ter encontrado o melhor fotógrafo para registrar esse dia e não saber onde estão os contatos e nem como encontrá-lo novamente. Para não correr esse risco, a pasta é uma ótima dica.

5 – Peça ajuda sempre que necessário

Não assumam mais responsabilidades do que vocês são capazes de carregar. É natural que em um determinado momento, toda a correria da preparação junto com a rotina do dia a dia sobrecarreguem vocês. Se sentirem que não estão dando conta de tudo, conversem com a família e amigos. Como falamos no início, esse é um momento de conexão e não de centralização, compartilhem com as pessoas que vocês amam e deixem que façam parte desse momento pré casório ajudando a encher essa fase de amor e companheirismo. Vocês podem pedir a um padrinho ou madrinha que ajude na busca por fornecedores de papelaria e convite de casamento, a mãe pode ajudar no contato com buffet, o pai pode ver detalhes de bebida, encontrar fornecedores com melhores preços, enfim, da para receber muita ajuda sem que você perca o controle do casamento. ;)

Bônus: Priorize aquilo que faz diferença para vocês e garanta a data o quanto antes

Priorize aquilo que você AMA, se vocês são um casal que sonham com um casamento no campo, com certeza o local será uma prioridade, se vocês são um casal que amam música, dançar loucamente rs, coloque isso nos primeiros itens a serem vistos. Isso vale para tudo. Conversem sobre o que cada um de vocês fazem questão de ter e façam uma lista. Não caiam nessa de ver os detalhes primeiro, pelo fato de ser mais simples. Tem muita coisa no casamento que pode e deve ser vista depois. Vejam os fornecedores que dependem de data, que estarão com vocês no dia, como Fotografia de casamento, Assessoria, Local, Decoração, Buffet...– esse são alguns fornecedores que tendem a preencher as datas com bastante antecedência! Priorizem os sonhos e tenham em mente que talvez não dê para ter toooodos os detalhes, assim vocês alinham as expectativas e evitam frustrações. O casamento deve ser a extensão do que vocês são, do que vocês acreditam e não uma lista de itens a ser preenchido, pois alguém disse que é preciso ter isso ou aquilo outro.

É muito gostoso quando o casamento termina e os convidados saem falando “Nossa mas foi a cara deles né? Não podia ser diferente” sabemos que esperam ouvir isso ;) e é muito legal!

Temos certeza que existem outras centenas de dicas que podem aliviar o estresse na preparação do casamento. Se você tiver outras diferentes das que separamos nesse artigo, não deixe de contar pra gente ai nos comentários. A sua experiência ou dúvida, poderá ajudar muitos outros casais a viverem esse momento com mais leveza. O que achou dessas dicas, conseguimos ajudar vocês em algum ponto?

Nos vemos na próxima semana com mais conteúdo! <3