Os 4 tipos de fotografia utilizados nos casamentos

Você já deve ter ouvido falar que existem tipos de fotografia de casamento diferentes. Antes de tudo, um fato importante: vamos usar o termo “estilo” ao invés de “tipo” e acho que você vai entender o porquê. Ah! E pensar em todos os estilos é ótimo, afinal, dentro de um mesmo segmento é possível atender gostos diferentes de noivos que querem eternizar um dos momentos mais especiais da vida do casal, seguindo uma linguagem que mais combina com os dois.

Antes de contratar o fotógrafo é muito importante conhecer os estilos e técnicas de fotografia de casamento, definir as que mais se aproximam com o que vocês esperam e procurar um profissional que tenha experiência com essa linguagem. Durante a pesquisa que vocês farão, confira sempre o portfólio do fotógrafo para conhecer o seu trabalho e qual é o estilo que ele segue. Lembrando que não existe certo ou errado, o que conta nessa hora é como o casal quer que o grande dia seja retratado.

É importante ressaltar que um bom álbum de casamento é composto por uma mescla de estilos fotográficos. Claro que o fotógrafo escolhido tem o seu estilo e a maior parte das fotos seguirá assim, porém, ele deve ter técnicas variadas, por exemplo, fotografar a decoração exige conhecimentos de fotografia de arquitetura, fazer um bom retrato da noiva exige técnicas de direção e conhecimentos de fotografia de moda e retrato, conseguir fotografar os melhores momentos de forma espontânea e verdadeira exige do fotógrafo de casamento conhecimentos de fotografia documental e fotojornalismo, enfim, um bom fotógrafo de casamento deve saber a hora certa de usar os estilos e técnicas para que a sua história tenha consistência.

Abaixo vamos citar 4 estilos para que você saiba escolher e diferenciar o que combina ou não com vocês! Vamos nessa?

Tradicional

O estilo tradicional já foi o mais visto nos álbuns de casamento. Aqui as fotos são posadas e na maior parte das vezes o fotógrafo irá sugerir as fotos. A preocupação neste estilo não é tanto para o lado emocional ou fotos de momentos únicos, mas sim registrar o dia de uma forma bonita e sem muita margem para fotos diferentes. É um ótimo estilo para noivos que não querem o fotógrafo muito perto, “dentro” do casamento. O álbum é composto em sua maior parte por fotos de retratos e com menos fotos de ação e ângulos inovadores.

Fotojornalismo/Documental

O Fotojornalismo e o estilo Documental são os que mais agradam os noivos que gostam de fotos com emoção e se importam em ter a história do casamento contada de forma única. É um estilo mais natural, onde as pessoas são fotografadas de forma espontânea, na maior parte das vezes sem interferência, o que resulta em fotos que captam sentimentos mais verdadeiros e emocionantes, a ideia é registrar as pessoas como elas realmente são, os momentos como realmente aconteceram. Claro que com muita técnica e profissionalismo para que as imagens transmitam toda a beleza desse dia incrível. Não são descartadas as fotos posadas e retratos, elas também são feitas, mas aqui entregasse muito mais do que isso, o foco é ter um álbum que conte quem vocês foram, como foi esse dia, como vocês e a família se sentiram no casamento. É o estilo ideal para noivos que não se importam em ter o fotógrafo junto, próximo e imerso nesse dia, pois somente dessa forma as fotos verdadeiras serão feitas. É necessário ter uma conexão mais forte entre fotógrafos e noivos.

Artístico/Autoral

Essa é uma forma de enxergar que está muito conectada com o fotojornalismo/documental. Normalmente os fotógrafos que tendem a seguir o estilo de fotografia documental nos casamentos também colocam o seu lado artístico e autoral nas fotos, na maior parte das vezes é um complemento. São fotografias que dependem do olhar do fotógrafo, da forma como ele enxerga o mundo e as pessoas. São fotos mais conceituais que unem a sensibilidade do profissional para saber captar o momento certo para aproveitar bem os ângulos e expressar o momento de forma poética. Aqui, diferente da fotografia documental e do fotojornalismo, o fotógrafo se coloca mais nas fotos, busca aplicar técnicas, ângulos e formas de luzes de forma mais livre. É muito comum os fotógrafos aplicarem essa linguagem autoral durante ensaios, onde o fotógrafo tem mais liberdade e tempo para criar e colocar um pouco dele, como pessoa, nas fotos.

Retratos

Não é bem um estilo fotográfico de casamento, porém ele é o único que está sempre presente, independente do estilo do fotógrafo, por isso fizemos um tópico somente para ele. Utiliza-se esse formato em momentos chaves do casamento, como no final do making of dos noivos onde se faz as fotos posadas trazendo a emoção da noiva nos últimos minutos antes da cerimônia. Após a cerimônia quando se faz as fotos de família (uma das mais importantes) e algumas fotos durante o ensaio dos noivos, entre a cerimônia e recepção. Nesses momentos são feitos retratos mais pensados, que exigem técnicas de direção e é aqui que faz toda a diferença entre você ter um retrato “forçado” e um retrato lindo e espontâneo que retrate quem você é. Também é feito retratos durante toda a recepção e festa, quando os convidados pedem, porém, são fotos mais despojadas e que não cabe esse tipo de direção, pois tem como objetivo retratar quem estava na festa.

Conclusão          

Assim como falamos no início, não há certo ou errado, o ideal é encontrar um bom profissional que saiba trabalhar com o estilo de fotografia de casamento que o casal tenha mais afinidade. Como falamos, ter um álbum consistente com estilos que se complementam é uma opção muito interessante que deixa de forma única a história desse dia tão especial.

Quer saber qual é o estilo de fotografia de casamento que nós, da Flor Azul trabalhamos? Veja o nosso portfólio e tire a sua dúvida na área de comentários! Teremos o prazer de participar dessa etapa.